
- Adão teve primeiro Caim depois Abel.Caim desprezou seu irmão, fez sua oferta ao Senhor, a qual não o agradou, provavelmente por não ter sido de coração, e sem fé, porém por um sentimento de inveja.O Senhor Jesus chamou Abel de justo:"... desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias..." (Mt 23:35).
Abel foi morto pelo ciúme e pela inveja do seu irmão. Caim seria o sucessor de Adão por nascimento, porém perdeu, porque abriu uma brecha em sua alma e o diabo passou....Mas o Senhor concedeu outro filho a Adão e Eva: Sete ( que significa em hebraico:apontado,substituto). Esse sucedeu Adão na genealogia de Jesus Cristo ( Lucas 3:38).Caim perdeu a benção!!
- Abrãao teve Ismael, o primogênito e, depois Isaque.Ismael foi fruto da impaciência, da precipitação e, por que não dizer, da falta de fé de Sarah.O Senhor prometeu a Abraão que sua mulher Sarah teria um filho.Dispensando comentários sobre isso, vamos ao que interessa: O Senhor tinha escolhido a Isaque, antes que ele nascesse... e Isaque preservou sua fé no Deus de seu Pai, o que lhe assegurou a primogenitura.Ismael perdeu a benção!!!
- Isaque teve filhos gêmeos. Porém a bíblia diz que Esaú saiu primeiro e Jacó saiu segurando o seu calcanhar.Como primogênito, Esaú também tinha o apreço de seu pai e Jacó era mimado por sua mãe,Rebeca.Mas em algum momento da vida deles, Esaú está como muita fome e Jacó que era um bom negociador, o convence a trocar o direito de sua primogenitura por um prato de lentilhas suculento.E, Esaú despreza assim a sua benção aceitando a troca.Por algo passageiro como foi aquele almoço, ele trocou a benção de Deus."E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura." ( Heb.12:16).Perdeu a benção!!!
Vou abrir um parêntese aqui( Cuidado aqueles que pensam em desviar só um pouquinho...pode não conseguir mais o direito da benção...). - Não posso esquecer de José do Egito. O primogênito de Israel( Jacó) foi Ruben e, José era filho de Raquel a quem Israel amava.Mas os dez irmãos de José tinham cíúmes de José,eram infiéis,e Ruben chegou a se deitar com a mulher de seu pai. A benção passou para José, o Senhor o abençoou.Ruben perde a benção!!!
Esses são alguns casos de familia de Israel.Mas isso alcança algo ainda maior: O povo de Israel foi escolhido por Deus :"...então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra;e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel." (Ex 19:5,6); "Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito" ( Ex 4:22).Porém Israel sempre, em toda sua história aborreceu, desprezou e envergonhou ao Senhor diante do adversário.Passou deles a benção!!!
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus, vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado." ( I Ped 2:9,10).
Pr.Vando
