quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

PERDER A BENÇÃO !?! EU TAMBÉM ???







O estudo bíblico ministrado ontem pelo nosso pastor local, Pr.Valdino,foi de uma suma importância: Bençãos perdidas!!


Em Israel a primogenitura era um costume que dava ao primeiro filho homem da família o direito a herança da benção patriarcal, ou seja, após a morte do pai, esse filho herdava o lugar do pai na família com todos os direitos e deveres de um patriarca, bem como, a benção de Deus sobre sua vida.

Em toda a história da humanidade o primeiro filho homem era o principal candidato à sucessão do pai.Em vários culturas às vezes não esperava nem a maioridade, caso o pai viesse a falecer.Isso aconteceu até no Brasil.


Mas voltando às Escrituras, e fazendo um retrospecto, temos relatos que,grande parte do homens desprezaram ou foram reprovados por Deus para a sucessão de seus pais ou responsabilidades diante de Deus.

Vejamos alguns casos :
  • Adão teve primeiro Caim depois Abel.Caim desprezou seu irmão, fez sua oferta ao Senhor, a qual não o agradou, provavelmente por não ter sido de coração, e sem fé, porém por um sentimento de inveja.O Senhor Jesus chamou Abel de justo:"... desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias..." (Mt 23:35).

Abel foi morto pelo ciúme e pela inveja do seu irmão. Caim seria o sucessor de Adão por nascimento, porém perdeu, porque abriu uma brecha em sua alma e o diabo passou....Mas o Senhor concedeu outro filho a Adão e Eva: Sete ( que significa em hebraico:apontado,substituto). Esse sucedeu Adão na genealogia de Jesus Cristo ( Lucas 3:38).Caim perdeu a benção!!



  • Abrãao teve Ismael, o primogênito e, depois Isaque.Ismael foi fruto da impaciência, da precipitação e, por que não dizer, da falta de fé de Sarah.O Senhor prometeu a Abraão que sua mulher Sarah teria um filho.Dispensando comentários sobre isso, vamos ao que interessa: O Senhor tinha escolhido a Isaque, antes que ele nascesse... e Isaque preservou sua fé no Deus de seu Pai, o que lhe assegurou a primogenitura.Ismael perdeu a benção!!!

  • Isaque teve filhos gêmeos. Porém a bíblia diz que Esaú saiu primeiro e Jacó saiu segurando o seu calcanhar.Como primogênito, Esaú também tinha o apreço de seu pai e Jacó era mimado por sua mãe,Rebeca.Mas em algum momento da vida deles, Esaú está como muita fome e Jacó que era um bom negociador, o convence a trocar o direito de sua primogenitura por um prato de lentilhas suculento.E, Esaú despreza assim a sua benção aceitando a troca.Por algo passageiro como foi aquele almoço, ele trocou a benção de Deus."E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura." ( Heb.12:16).Perdeu a benção!!!
    Vou abrir um parêntese aqui( Cuidado aqueles que pensam em desviar só um pouquinho...pode não conseguir mais o direito da benção...).

  • Não posso esquecer de José do Egito. O primogênito de Israel( Jacó) foi Ruben e, José era filho de Raquel a quem Israel amava.Mas os dez irmãos de José tinham cíúmes de José,eram infiéis,e Ruben chegou a se deitar com a mulher de seu pai. A benção passou para José, o Senhor o abençoou.Ruben perde a benção!!!


Esses são alguns casos de familia de Israel.Mas isso alcança algo ainda maior: O povo de Israel foi escolhido por Deus :"...então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra;e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel." (Ex 19:5,6); "Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito" ( Ex 4:22).Porém Israel sempre, em toda sua história aborreceu, desprezou e envergonhou ao Senhor diante do adversário.Passou deles a benção!!!


Mas pra quem foi a benção ? Pra você!! pra mim!!! para todo aquele que nele crê!!! "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus."( Joao 1:11,12);" Como diz ele também em Oséias: Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada à que não era amada.E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo; aí serão chamados filhos do Deus vivo".( Rom 9:25,26) . Aleluia!!!!!! Glória à Deus !!! A benção é nossa!!!
"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus, vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado
." ( I Ped 2:9,10).
Agora temos essa confiança :" Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus; e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada". ( Rom 8: 14,18).
Meu irmão, somos privilegiados, não vamos deixar escapar essa benção que nos foi passada.Não deixa sua benção escorregar, antes valorize aquilo que é seu... Lembre-se, tudo aqui é passageiro... temos uma vida eterna inteira para desfrutar... que o Senhor continue te abençoando...em Cristo Jesus!




Pr.Vando

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

QUEM É O NOSSO DEUS ?




DEUS É GRANDIOSO DEMAIS PARA QUE POSSAMOS COMPREENDÊ-LO COMPLETAMENTE.


Na Semana passada eu estava ministrando aula à classe de novos convertidos, da congregação à qual pertenço, e o assunto era esse.Um aluno na sua inocência, ou incredulidade, não sei, Deus o sabe, disse não acreditar que a terra gira em torno do sol, mas o sol em torno da terra.Isso gerou uma discussão( saudável) na sala.Eu procurei parar o assunto, lógico, depois de observar a tentativa dos outros alunos de convencer o irmão. Nesse pouquíssimo tempo meditei.Aquele irmão é semi-analfabeto, enquanto o restante tem alguem estudo. Pude meditar que certas coisas somente o conhecimento nos faz acreditar em sua existência, como disse o profeta Oséias, " Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..." .

Relacionei abaixo alguns versículos que nos apresentam o nosso Deus.



Ele não teve nenhum principio e não tem nenhum fim. Não há nenhum lugar onde sua presença não seja sentida. A bíblia faz a seguinte pergunta em Jó:
você consegue esquadrinhar os mistérios de Deus?consegue sondar os limites do todo-poderoso ? Jó 11:7
Deus habita o céu e ele reina sobre toda a terra. A Bíblia nos diz : “ Isto é o que diz o Senhor: O céu é o meu trono e a terra é o escabelo dos meus pés ...”( Isaías 66:1)
Deus reina sobre as nações. Deus está assentado sobre o seu trono santo .” (Sl 47:8).

A- QUAL É A NATUREZA DE DEUS ?

1- Deus é o Criador de Tudo
Tu somente és o Senhor. Fizeste os céus, até mesmo os mais elevados céus, e todos os seus exércitos de estrelas, a terra, e tudo o que se encontra sobre ela, os mares, e tudo o que se encontra neles. Tu dás a vida a tudo, e as multidões do céu te adoram”(Ne 9:6)
Pois tu criaste o meu mais profundo ser. Entreteceste-me no ventre de minha mãe” (Sl 139:13).
2- Deus é Todo-Poderoso
... Pois quem resiste à sua vontade ? O oleiro não tem poder sobre o barro?”(Romanos 9:19-21). “ Tu, ó Senhor, és a magnificência, e o poder, e a glória, e a majestade, e o esplendor, pois tudo o que se encontra nos céus e na terra é Teu. Teu, ó Senhor, é o Reino. Tu estás exaltado como cabeça de tudo” ( I Crônicas 29:11)
Ora, Aquele que é poderoso para fazer incomensuravelmente mais do que tudo o que pedimos ou imaginamos, de acordo com o seu poder que opera dentro de nós”( Efésios 3:20)
3-Deus é Onisciente
Em toda a criação não há nada oculto dos olhos de Deus. Tudo se encontra descoberto e nu diante dos olhos d’aqueles a quem devemos prestar contas”( Hebreus 4:13)
“... Deus é maior do que os nossos corações, e conhece todas as coisas” ( I João 3:20).
4- Deus é Santo
Não há ninguém tão santo quanto o Senhor. Não há nenhum outro além de ti. Não há nenhuma rocha semelhante ao nosso Deus”. (I Samuel 2:2)
5- Deus é um Espírito
Deus é Espírito, e os seus adoradores precisam adorar em espírito e em verdade” (Jo 4:24)
6- Deus é uma pessoa que você pode conhecer.
Aproximem-se de Deus e ele se aproximará de vós” (Tiago 4:8)
“ Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.”(
Salmos 145:18)
7- Deus é um Pai Amoroso.
Quão grande é amor que o Pai derramou sobre nós, que devêssemos ser chamados de filhos de Deus! E é isto que somos”( I João 3:1).
Meditando nessas passagens da Palavra de Deus ( Bíblia), vemos o quanto somos importante para Deus e o quanto ele é importante para nós, muito mais que pensamos.
Fico analisamos qual é a nossa condição, qual é a nossa honra, qual é o nosso privilégio de sermos chamados filhos de Deus a partir do momento em que aceitamos Jesus como nosso único e suficiente Salvador. Sermos filhos de Deus!! Um Deus Todo-Poderoso, Onipresente( está em todo lugar), Onisciente( sabe todas as coisas),Pessoal( que podemos conhecer , ter amizade)Amoroso( que ama o homem, apesar dos seus pecados).

B- DEUS É GRANDE DEMAIS PARA HABITAR EM TEMPLOS.

Deus que fez o mundo e tudo o que o nele há pe o Senhor do céu e da terra e não habita em templos feitos por mãos de humanas,como que necessitando de alguma coisa, porque ele dá a todos os homens a vida, a respiração, e tudo mais... Pois n’ele vivemos, movemo-nos, e existimos. Assim como alguns dos seus próprios poetas:Somos geração Sua” (Atos 17:24,25,28).

C: SOMOS

1-criados por Deus

Eu te louvo porque fui criado de uma forma tão terrível e maravilhosa. As tuas obras são maravilhosas. Isto eu sei muito bem. Os meus ossos não estavam escondidos de Ti quando fui formado em oculto.”
Quando fui entretecido nas profundezas da terra, os teus olhos viram o meu corpo ainda informe. Todos os dias ordenados para mim foram escritos no teu livros antes mesmo que um só deles existissem.”( Salmos 139:14-16)

2-Propriedade de Deus
Vocês não sabem que os seus corpos são um templo de Espírito Santo, o qual está em vocês, e que vocês receberam de Deus?
Vocês não são de vocês mesmos, pois foram comprados por um bom preço. Portanto honrem a Deus com os seus corpos.”( I Coríntios 6:19,20)

3- Chamados para adorarmos a Deus
Tu és digno, nosso Senhor e Deus, de receber a glória, e honra e poder, pois criastes todas as coisas, e pela tua vontade foram criadas e têm a sua existência”.(Apocalipse 4:11)

D- TOME UMA DECISÃO

Jesus disse : “ Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma e de todo o teu pensamento”(Mateus 22:37)

A Bíblia nos fala sobre um homem chamado Josué. Ele foi um grande líder da nação de Israel. O povo havia vagado pelo deserto durante quarenta anos, sem possuir uma terra própria. Josué, sob a orientação de Deus, dirigiu o povo na vitória contra as nações malignas que habitavam em Canaã e tomou posse da terra deles para a nação de Israel, que até então não possuía um lar.Em seguida, Josué desafiou todo o povo a tomar uma decisão:
“... escolham hoje quem vocês servirão: os deuses a quem serviram os seus pais, que estavam além do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão habitando. MAS QUANTO A MIM E MINHA CASA, SERVIREMOS AO SENHOR”(Josué 24:15)


DEUS VOS ABENÇOE!!!
Pr.Vando

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

"AQUELE QUE COMEÇOU EM VÓS A BOA OBRA...."


Muitas vezes em nossa vida não entendemos por que as promessas de Deus demoram a se cumprir.


Perguntamos ao Senhor : "- Será que eu errei em algum ponto, Senhor? Por que isso está acontecendo comigo,eu que recebi de ti tantas promessas? Será que é porque eu não orei o suficiente.Será porque eu não estou presente em todos os culto ? Ou será porque não sirvo mais pra fazer o que o Senhor me disse?"


Então lemos nas Escrituras que a vereda do justo é como a luz da aurora que vai nascendo até se fazer dia perfeito....

Depois da Justificação através do sangue de Jesus, começa o sol a brilhar na vida do homem, porém precisa ser minuto após minuto, segundo após segundo, hora após hora.

Quem já observou o nascer do sol, sabe." É lindo,calmo ,mas é constante. No princípio você consegue contemplá-lo de frente, mas a partir de certo momento o fulgor é tanto que você só consegue olhar par a luz distante dele, já não mais contemplando-o própriamente.

Outra comparação é o violino, tão importante nas orquestras, com um som tão singular, que atinge nosso íntimo. O valor e a qualidade desse é maior quanto mais anos tiver. Os músicos dizem que quanto mais usado, mais ele vale. E melhor o som.

Baseado nesses dois exemplos de nossas vidas, podemos concluir:Quando aceitamos o Senhor Jesus em nossos corações( posso citar o meu caso),o desejo de fazer a vontade do Senhor e de ver as promessas cumpridas, é tão intenso que , achamos que podemos ganhar o mundo inteiro, que temos ir agora, que estamos atrasados.

Mas o Senhor precisa nos treinar, capacitar, fazer-nos conhecê-lo mais.Isso pode demorar algum tempo, que não é o nosso.Quando ele vê que estamo pronto para fazer ou receber, então ele não nega.Isso é certeza. Me lembro das palavras do Mestre : - Na vossa paciência possui as vossa almas.

O Apóstolo Paulo também nos recomenda :-"...sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não nos desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso corações pelo Espirito Santo que nos foi dado".

Perseveremos.... perseveremos.... tendo como bálsamo a última parte do versículo: O amor de Deus está derramado em nossos corações. Ele nos ama, e sabe o momento certo de tudo.

Tenha paciência... " Aquele que começou em vós a boa obra, a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo.

Pr.Vando